Olá familiares e amigos,
Iniciamos nossa viagem aqui pelos Quintais do Mundo.
Nosso primeiro Quintal foi a Cidade do Panamá (capital do Panamá), uma cidade cosmopolita, um centro de negócios e com várias atrações turísticas. Encontramos por lá prédios altíssimos e envidraçados, com uma aparência metodicamente americana na arquitetura e na forma dos Panamenhos se comportarem. Uma cidade limpa, organizada e segura, misturada e reservada, ainda deixando para as crianças e adolescentes suas sementes nos estudos e uniformes delicados e engomados.
Os panamenhos se saúdam com um “Buenas” uma forma simpática de dizer bom dia, boa tarde, boa noite e olá. Tomam uma bebida chamada “la chicha” que leva milho, açúcar e canela, servida gelada. E para um lanchinho á tarde, comem manga com sal, pimenta e vinagre.
Fomos ao famoso canal do panamá, um lugar fascinante com centenas de navios e embarcações que passam 24 horas por dia do Caribe para o Pacífico e vice-versa. Descobrimos que uma embarcação com cinco mil containers paga a bagatela de meio milhão de dólares para passar pelo canal, e que também a menor taxa cobrada foi de um senhor que pesava 65 kg e tinha 1,70 metros que nadou durante todo o canal e pagou somente $ 0,36 centavos de dólar, esse está no Guinness Book.
Outro lugar que visitamos foi “Casco Antiguo” ou “Casco Viejo”, que era o antigo centro da Cidade do Panamá, primeira cidade construída pelos espanhóis em 1673, queimada e saqueada pelo pirata Henry Morgan, que deixou completamente destruída, só deixando de fora a Igreja do Altar de Ouro; diz a lenda que quando o pirata Henry queimava e saqueava toda cidade um curandeiro pintava o altar da Igreja com tinta negra para que o seu valor real não fosse descoberto. Hoje em dia é muito visitada pelos turistas.
O que encontrar nos Quintais da Cidade do Panamá:
- Manga com sal, pimenta e vinagre – servido nas ruas e nas portas das escolas por apenas $ 0,25 centavos;
- Doce de leite – vendido em potes de plástico branco com tampa, por apenas $ 1,00;
- Rosquinhas salgadas – vendidas em pacotes de 6 unidades em saquinho plástico;
- Emparedados – nosso famoso sanduwish ou lanche encontrado e quase todos os restaurantes da cidade;
- Uniformes escolares de antigamente – meninas com saia, suspensório, camisa branca, meia socket branca com tênis preto, e meninos com calca social, camisa branca e gravata;
- Gringos por todas as partes;
- Cervejas Panamá e Atlas;
- Mulheres super maquiadas;
- Shoppings gigantescos com todas as marcas do mundo;
- Ônibus velhos – “Los Diablos Rojos”, como os Panamenhos os chamam custam somente $0,25;
- Taxi muito barato, sem taxímetro: melhor negociar o preço antes de iniciar a viagem;
- Roupas e eletrônicos muito mais baratos que no Brasil;
- A agua é de graça e a vontade nos restaurantes;
Ficamos 4 dias nessa cidade e partimos com destino ao nosso segundo quintal, Santa Catalina, uma praia distante 8 horas de ônibus da Cidade do Panamá, em um vilarejo “Pueblo” isolado onde a vida passa mais devagar e o surf é de qualidade. Acompanhe-nos no próximo Quintal…
Beijos e abraços
Rodrigo e Priscila
Segue abaixo algumas fotos, vejam mais no facebook (Quintais do Mundo)
Rodrigo e Priscila,
Tenho acompanhado o blog e viajado com vocês.
Belíssimos lugares.
Bjs,
Beth.
E aí meu brother, Beleza?
É a primeira vez que entro no teu blog. Achei muito massa, doido!
Desejo a vocês tudo bom nessa viagem.
Grande abraço, João Neto.